O que é ter sede de justiça?

Pergunta de Jackson Felipe: 

RESPOSTA:

Todos sabem que Rabeinu Yehoshua ensinava por meio de Meshalim (alegorias). Na verdade, esse era o principal recurso de seu ensino. Comparar as coisas espirituais com as coisas materiais, além de ajudar na fácil compreensão e absorção do ensino, faz com que o aluno pense.

Aquele que tem sede, "tem sede de água". E a água é o elemento básico da vida. Estar sedento, significa que a pessoa "precisa extremamente" de água. Essa é a analogia.

Ter "sede de justica", significa "fazer da justiça uma necessidade básica para a nossa vida". Depender dela. Viver por meio dela. Mas o que é justiça?

O tema da Justiça aparece em toda a Torá como um sinônimo para a "Torá colocada em prática" como podemos ver:

"HaShem nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o HaShem, nosso Elohim, para o nosso perpétuo bem, para nos preservar a vida, como tem feito até hoje. E SERÁ JUSTIÇA PARA NÓS, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos diante do HaShem, nosso Elohim, como ele nos ordenou." (Devarim 6:24-25).

Ou seja, a Torá não tem efeito por si só. Apenas quando colocada em prática que ela se torna justiça para nós. E uma justiça que tem a finalidade de nos manter bem, de preservar a nossa vida, e de demonstrar nosso nível de temor à HaShem.

Rabeinu Yehoshua nos ensinou isso na sequencia do texto que você citou dizendo:

"... até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço jamais devem ser omitido da Tora. Tudo deve ser cumprido. Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os praticar e ensinar outros a fazer o mesmo, esse será considerado grande no Reino dos Céus. Porque eu afirmo que, SE A JUSTIÇA VOCÊS NÃO EXCEDER EM MUITO a dos sábios e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus." (Toledot Yehoshua 5:18-20).

Os Chachamim (sábios) e fariseus eram os grupos mais meticulosos no cumprimento da Torá. Rabeinu Yehoshua diz que nossa justiça, ou seja, nossa prática de Torá, deve EXCEDER em muito à deles. Esse é um requisito para viver de acordo com a vontade divina.

Ter sede de justiça é viver como eterno dependente de praticar a cada dia mais os mandamentos de HaShem expressos na Torá. Sem eles, não há justiça, não há amor, não há temor, e não há Reino.
Compartilhar Post:

Posts relacionados