MEM BAOMER – O QUADRAGÉSIMO DIA

MEM BAOMER - O QUADRAGÉSIMO DIA

Baseado nas pesquisas de Ladder of Jacob

Hoje é o 40º dia da Contagem do Ômer para os Natzratim. Segundo a nossa tradição, esse foi o dia em que Rabêinu Yehoshua de Natzrat ascendeu desse plano físico para um plano mais elevado nos Céus, como está registrado no livro de Ma'assei HaShluchim (Atos) 1:1-11.

No hebraico, o número 40 é representado pela letra מ (Mem). E por isso nos referimos a esse dia como Mem BaÔmer. Em algumas seções da Torá, ou mesmo do Tanach, a letra Mem aparece de uma forma bem inusitada. Na Parashat Tzav (6:8-8:36), por exemplo, vemos uma miniatura da letra Mem que inicia a palavra 'Mokdah' (מוֹקְדָ֨הֿ), que significa "pira de lenha" em Hebraico, e que era organizada em razão do Olah, a oferta da Ascensão, também chamada de "oferta totalmente queimada" (Levítico 6:2). Isso conecta a letra Mem ao conceito de elevação e ascensão no judaísmo.

Este pequeno Mem diferente em Levítico 6:2 nos lembra de outra aparição incomum da letra Mem nas Escrituras. E eu estou me referindo ao Mem Sofit (ם), o Mem fechado que normalmente é usado apenas no final de uma palavra, mas que aparece no meio de da expressão Lemarbêh (לְםרְבֵּה) em Yeshayahu/Isaías 9:6. Esse Mem fechado, segundo a tradição é uma alusão ao Mashiach.

Quando Rabi Yehoshua ascendeu, ele foi escondido por uma nuvem, e escondido da vista dos discípulos (Veja Ma'assei Yehoshua/Lc 24, Ma'assei haShluchim/At 1). Você já se perguntou o que aconteceu do outro lado da nuvem?

Curiosamente, o Livro do profeta Daniel descreve a visão do outro lado da nuvem, como está escrito:

"Eu vi nas visões da noite, e eis que com as nuvens do céu vinha um semelhante a um Filho do Homem, e ele veio ao Ancião de Dias e foi apresentado diante dele. E a ele foi dado o domínio e a glória e um Reino , para que todos os povos, nações e línguas o sirvam; seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e seu Reino, que não será destruído”.
(Daniel 7:13-14)

É fascinante o registro de que Rabi Yehoshua tenha ascendido durante o período de Sefirat HaOmer porque esta temporada trabalha o conceito sobre quebrar as camadas da fisicalidade e elevar a nossa essência por 7 semanas ao nível do Monte Sinai. A Guematria das palavras Sinai (סיני) e Sulam (סלם) que significa "Escada" em hebraico são as mesmas (130), portanto o Har Sinai, o Monte Sinai é como uma escada, que possibilita essa ascenção e que nos lembra a Escada da visão de Yaakov (Gênesis 28:11-19).

Quando Rabi Yehoshua ascendeu aos Céus e as dimensões superiores, ele passou por uma transformação, uma glorificação adicional, que está além de seu corpo dimensional superior que recebeu após a ressurreição. Este corpo refinado é chamado Guf Dak, ou como o Zohar o chama (Parte 1:66a): "Chaluka D'Rabanan" (lit. "Vestuário dos nossos Grandiosos").

O texto judaico chamado Sefer HaHeikhalot (também conhecido como: 3º Enoque) pode conter um vislumbre do que aconteceu com Rabi Yehoshua quando ele ascendeu, como está escrito:

"Assim que o Santo, Bendito seja Ele, me levou em (Seu) serviço para atender o Trono da Glória e as Rodas da Merkabá e as necessidades da Shekiná, imediatamente minha carne foi transformada em chamas, meus tendões em fogo flamejante, meus ossos em brasas de zimbro ardente, a luz de minhas pálpebras em esplendor de relâmpagos, meus globos oculares em tições de fogo, o cabelo de minha cabeça em chamas de pontos, todos os meus membros em asas de fogo ardente e todo o meu corpo em fogo brilhante".
(3º Enoque, Capítulo 15:1)

Uma descrição semelhante vemos no livro das Revelações de Yehoshua (Apocalipse), como está escrito:

"Eu me virei para ver a voz daquele que estava falando comigo. E quando me virei vi sete menorot de ouro, e entre as sete menorot estava alguém como um ser humano (Ben Adam), vestido com um manto que chegava até os pés e com uma faixa dourada em torno de seu peito, os cabelos de sua cabeça eram brancos como lã, e como a neve, e seus olhos eram como chamas de fogo, seus pés eram como o bronze incandescente em uma fornalha, e sua voz era como o som de águas impetuosas. Em sua mão direita ele segurava sete astros, e saindo de sua boca estava uma espada afiada com dois fios. Seu rosto era resplandescente como o sol brilhando em todo o seu brilho. Quando o vi, caí a seus pés como um morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo..."
(Sodot/Ap 1:12-17)

Que possamos continuar a nossa elevação não apenas até Shavuot, mas até a estatura de Rabeinu HaMashiach!

חי מלך המשיח!!!
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