Shalom Mateus...
Sim! Durante o período de governo físico de Mashiach muitas pessoas ainda passarão pela morte.
Se olharmos para o texto do Profeta Yeshayahu que fala sobre a restauracao de Israel e o reino de Mashiach, isso fica bem claro:
“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá repetição das coisas passadas, nunca mais alguém lembrará delas. Exultem e alegrem-se para sempre no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, exultação. Eu me alegrarei por causa de Jerusalém e exultarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor. Não haverá mais nela criança que viva somente alguns dias, nem velho que não complete os seus dias. Porque morrer aos cem anos será morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.” (Yeshayahu 65:17-20)
Enfim, o mal será estirpado pouco a pouco, a medida que os povos forem aderindo aos ensinos da Torá de Mashiach (veja Yehshayahu 2). Mas haverá alguma resistência de alguns povos quanto a se submeterem aos decretos divinos nesse período, como está escrito:
"Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém deverão subir de ano em ano em reverência ao rei de HaShem dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos. Se algum dos povos da terra não subir a Jerusalém, em reverência ao reunde HaShem dos Exércitos, esse povo ficará sem chuva. Se os egípcios não subirem, nem vierem, ficarão sem chuva; virá sobre eles a praga com que HaShem castigará as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos. E este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos." (Zecharyah 14:16-19)
Ou seja, como o castigo e a morte são uma consequência natural do pecado, eles ainda existirão para muitos.
O texto de Tehilim 2 tambem transmite algo interessante sobre o governo de Mashiach:
"Por que se enfurecem as nações e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra HaShem e contra o seu Mashiach, dizendo: “Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.”...
HaShem disse: “Eu constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.” O rei diz: “Proclamarei o decreto de HaShem. Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu gerei você. Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão. Com uma vara de ferro você as quebrará e as despedaçará como um vaso de oleiro.’” Agora, pois, ó reis, sejam prudentes; deixem-se advertir, juízes da terra. Sirvam à HaShem com temor e alegrem-se nele com tremor." (Tehilim 2:1-11).
Concordando com os textos já citados, o Mashiach implementará o governo de HaShem na terra pela influência divina (ruach hakodesh), porém haverá alguma resistência quanto à isso.
É com base nesses textos que Rav Shaul de Tarshish transmite o seguinte ensino:
"Mas, de fato, o Mashiach ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adam, todos morrem, assim também todos serão vivificados através do Mashiach. Mas cada um na sua ordem: Primeiro o Mashiach, como primícias; depois, os que são de Mashiach, na sua vinda. E então virá o objetivo final, quando ele entregar o Reino à Elohim e Pai, quando houver submetido à força todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte." (Carta de Rav Shaul à Comunidade em Corinto 15:20-26)
Percebam que Shaul descreve que haverão pessoas que, assim como o Mashiach terão o Mérito de não mais sofrer com a morte, pois já terão sido ressuscitadas no início do governo físico de Mashiach (veja Sefer HaSodot/Ap 19).
Outro ponto... Principado, potestade, e poderes são palavras usadas em todo Tanach para descrever as nações tiranas que se opõem à Israel, à Torá e à HaShem.
Um fato curioso é que a oposição dessas nações não será mais motivada pelo Yetzer hará (também chamada de Satan), uma vez que esta oposição será presa durante o governo de Mashiach (leia Sefer HaSodot/Ap 20).
Por isso o castigo será tão severo nestes dias, descritos como "vara de ferro", pois será a pura vontade humana de contrariar a vontade divina que estará atuando.
Por Rav David Shem Tov
MEM BAOMER – O QUADRAGÉSIMO DIA
MEM BAOMER – O QUADRAGÉSIMO DIABaseado nas pesquisas de Ladder of JacobHoje é o 40º dia da Contagem do Ômer