Preparando-nos para Pessach

Os preparativos para esta grande Festa não se iniciam apenas na véspera. É tradicional em todo lar judaico a limpeza realizada para eliminar qualquer vestígio de chametz que possa existir. Assim também, costumamos utilizar utensílios próprios para Pessach, os quais não tiveram contato com chametz durante o ano. Caso resulte em dificuldade, pode-se utilizar os utensílios usuais, desde que bem lavados e limpos.
Fornos, fogões, geladeiras, pias, etc, merecem uma atenção maior, visto que têm contato direto com levedura durante o ano.

A eliminação do chametz não significa que, obrigatoriamente, o chametz deva ser “jogado” fora, como alguns afirmam. Como já afirmado, diminuir a aquisição, consumir, ou mesmo doar produtos que são chametz pouco antes do Pessach são também uma forma de eliminação.

Um antiga tradição que cunha o espírito humanitário e igualitário de Pessach é Maot Chitim (dinheiro para o trigo). Antigamente, quando a Festa se aproximava, judeus de toda a parte doavam dinheiro para que os pobres comprassem trigo, podendo, assim, confeccionar suas Matzot e cumprir a Mitzvá. Hoje em dia, costumamos ajudar aqueles que não podem adquirir suas próprias matzot para a festa.

 

A prática das comunidades judaicas de recolher dinheiro para ajudar os pobres locais a cobrir o custo da matzá já é mencionada no Talmud de Jerusalém (Bava Batra 1:4), que foi compilado há mais de 1.600 anos. Mais recentemente, este fundo foi alargado para suprir também os pobres com outras necessidades da festa. Não existe um valor definido para esta taxa; cada pessoa dá de acordo com suas posses. Possivelmente, era com essa finalidade que Rav Shaul estava angariando fundos das comunidades da Diáspora antes de ir à Jerusalém (1 Co 16:3; 2 Co 8:12; 9:5).

Véspera de Pessach

Reforçando a ideia de que as comemorações não se iniciam apenas com a chegada da Festa, realiza-se, na noite anterior, uma busca simbólica do fermento - chamada Bedikat chametz. Simbólica, pois, a esta altura, a casa deve estar completamente limpa e todos os alimentos chametz. Existem alguns costumes que regem esta busca, tornando-a ao mesmo tempo atraente, interessante e divertida para as crianças.

Apesar da proibição de ingerir chametz se inicie apenas a noite, convencionou-se deixar de ingeri-la por volta das 10 da manhã do dia da cerimônia. Do mesmo modo, a Matzá - permitida para consumo durante todo o ano - também costuma-se não consumi-la até a hora da cerimônia, uma vez que fazemos questão de destacar a obrigação de comer Matzá durante os 7 dias de Pessach.
Compartilhar Post:

Posts relacionados