Pessach. Chegou o grande dia!

Sem dúvida, a cerimônia mais vigorosa de Pessach é o Seder (o jantar de Pessach), que literalmente significa “ordem”. Este jantar recebe este nome por ser composto de quinze etapas, as quais devem ser cumpridas seguindo-se uma ordem pré-estabelecida na tradição judaica.

 

  1. Kadesh (A Santificação do Dia)
  2. Urchátz (Lavagem dos pés)
  3. Yachatz (O Partir da Matzá)
  4. Maguid (Narrativa da Libertação)
  5. Rachtzá (Lavagem das mãos)
  6. Motzi (Benção sobre o Alimento)
  7. Matzá (Comendo Matzá)
  8. Maror (Comendo Maror)
  9. Kôrech (Sanduiche de Matzá e Maror)
  10. Shulchan Ôrech (Servindo o Jantar)
  11. Tzafun (A Matzá escondida)
  12. Zichron (Memorial sobre Mashiach)
  13. Barech (Benção após o Alimento)
  14. Hallel (Salmos de Louvores)
  15. Nirtzá (Orações finais de Aceitação)

    O Seder é o espaço onde todos – velhos e jovens, adultos e crianças – têm sua função. É o momento de revivermos o passado e recriar a experiência de nossos antepassados na noite em que partiram do Egito. Por isso, cada alimento na Keará (prato especial colocado perto do líder da narrativa) tem a sua simbologia, sua mensagem. Sentimos a amargura da escravidão, mas, ao mesmo tempo, rejubilamo-nos com a redenção. Maravilhamo-nos com os relatos da Hagadá (narrativa), uma compilação de textos bíblicos, ensinamentos de Rabêinu HaMashiach e de vários rabinos.

    A Hagadá tem esse nome pela ênfase bíblica em “e contarás ao teu filho…”. Tudo gira em torno da tradição que passa de pai para filho, dando, assim, continuidade a esse elo inquebrável. Por isso, mesmo as crianças têm uma participação toda especial, seja cantando, seja recitando as “perguntas”, seja procurando o Afikomán (um pedaço de Matzá que escondemos durante o Seder). Todos, na confraternização desta noite, somos livres.
 

Para o Seder de Pessach, você precisará do seguinte:

  1. Três Matzot inteiras que serão comidas em 3 ocasiões diferentes do Seder.
  2. Maror e Chazéret, que são ervas amargas. Embora muitas pessoas pensem imediatamente em raiz-forte, podem ser usadas chicória, agrião, rúcula, endívia, etc. Uma segunda erva deve ser ecolhida para juntar-se ao Maror (erva amarga), e a alface romana é considerada ideal para para isso, pois é inicialmente doce e torna-se amarga com o tempo - análogo à maneira como o Faraó seduziu docemente os judeus a começarem a trabalhar e depois tornou suas vidas amargas.
  3. Vinho e/ou suco de uvas. Pelo menos 4 traças são tomadas durante o Seder. Aconselhamos à pessoas que não estão acostumadas com muito vinho, à usarem suco de uvas. Lembre-se, a finalidade das festas de HaShem é a elevação, e não a degradação.
  4. Uma Hagadá de Pessach. Temos uma Hagadá que segue os ritos dos Discípulos de Rabeinu Yehoshua. E todos os membros tem acesso à ela.

 

 

 

 
Compartilhar Post:

Posts relacionados