No primeiro dia de Pessach, bem como no último, realizam-se serviços religiosos na sinagoga. Por serem considerados semi-festivais, a oração adicional de Mussáf também é recitada. A partir do primeiro dia da semana (domingo) que segue o shabat após a cerimônia de Pessach, iniciamos a Contagem do Omer. Uma contagem de 50 dias até a próxima solenidade, Shavuot. No judaísmo Ortodoxo, a contagem do Ômer começa no segundo dia da festa.

No sétimo dia é lida a Shirát haYam - a Canção da Travessia do Mar - lindo poema que exalta a glória de HaShem e sua bondade, já que neste dia os hebreus atravessaram o Yam Suf (Mar dos Juncos). Neste último dia, há também uma tradição do rabino Báal Shem Tov (fundador do Movimento Chassídico) de promover uma refeição festiva especial após a reza da tarde, Minchá, conhecida como “Seudat Mashiach”, em antecipação a Redenção final, pois em suas palavras: "este dia é iluminado por um raio da luz de Mashiach". Esta celebração anual em Acharon shel Pêssach (último dia de Pessach) nos permite compreender melhor como toda a parte física será imbuída de santidade ao tempo da Redenção Final. Pois um judeu faz uma refeição com a finalidade de trazer santidade ao mundo. Ou seja, elevar as coisas físicas ao plano espiritual. Seudat Mashiach tem a finalidade de antecipar o banquete Messiânico descrito pelos profetas:

"Neste monte HaShem Tzevaot preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho" (Isaías 25:6).

Um antigo ensinamento judaico especula sobre os detalhes desta festa há milhares de anos. Os Antigos Sábios judeus imaginavam que no futuro, HaShem preparará uma festa para os Tzadikim – צדיקים (justos) no jardim do Éden e reclinará com eles na mesa com vinho feito de uvas dos seis dias da criação. Avraham, Ytzchak e Ya'akov estarão presentes na mesa junto com todos os justos ressuscitados. É neste banquete, que HaShem vai coroar o Rei, Mashiach.

Rabêinu Yehoshua de Natzrat também ensinou sobre isso:

"E assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós; para que comais e bebais a minha mesa no meu reinado, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
(Maassei Yehoshua/Lucas 22:29-30)

Seudat Mashiach foi instituída, a fim de ser um ensaio e uma antecipação do grande banquete messiânico do futuro.
Compartilhar Post:

Posts relacionados