Na eternidade teremos consciência, tipo saberemos quem é quem?

O conceito do Olam Haba é bem simples, apesar de não termos informações significativas. O Olam habá (o sistema de mundo que chega) está conectado com o conceito de Tachlit HaOlam, que foi mau interpretado como fim do mundo. Tachlit HaOlam significa "fim" não no sentido de final, mas de "finalidade", "objetivo".

Ou seja, o Tachilit HaOlam é o momento em que o mundo alcança o objetivo para o qual foi criado. Esse objetivo só é alcançado através da ação do ser humano e por em prática a vontade de HaShem no mundo. Para isso, se for necessário haver catástrofes, pragas, flagelos e intervenções divinas para que o mundo se ajuste, elas acontecerão.

O Tehilim 89:3 diz: "Olam hessed yibanê", ou seja "o Mundo está edificado por hessed (bondade)". Quando o ser humano deixa de agir com hessed que é o fundamento da Torá e do mundo, tudo desmorona. E quando isso acontece, instintivamente passamos a agir com bomdade e empatia. Tomem como exemplo as catástrofes, guerras, etc. É só HaShem chamando o mundo a agir da forma como deveríamos estar agindo.

Quando toda maldade do homem chegar ao seu limite, e quando HaShem trouxer sua justiça sobre o mundo, o mundo alcançará o seu objetivo e estará apto a receber o governo divino.

Rabeinu Yehoshua ensinou aos seus Talmidim a pedir assim: "que o Teu reino venha a nós. Que Tua vontade seja feita na terra, do modo que é feita nos céus...".

O mundo será um novo Éden. Este será o final do tempo da restauração de todas as coisas.
Compartilhar Post:

Posts relacionados